Anúncios
Carreiras

7 dicas para você arrasar em uma entrevista de emprego via Skype

Muitas empresas já adotavam a entrevista via Skype antes da quarentena, porém agora no momento que estamos vivendo isso acabou se tornando uma realidade para todo mundo.

Entretanto, nem todas as pessoas estão preparadas para encarar esse tipo de entrevista. Por isso, resolvi dar algumas dicas que podem ser muito úteis para quem almeja conseguir um emprego. Confira então!

1. Esteja à altura

Avaliar a cultura da empresa se torna uma habilidade essencial ao tentar estabelecer uma entrevista remota. Como você não está lá fisicamente (os especialistas calculam que 90% das impressões que emitimos são não verbais), manter as aparências se torna ainda mais importante.

Foto: Pinterest

Primeiro, faça sua pesquisa: confira o site da empresa, a página do Facebook e o feed do Twitter para ter uma idéia de como os funcionários (e executivos) se vestem e se comportam e, em seguida, siga suas dicas quando se prepara para a entrevista.

2. Prepare seu entorno

Independentemente de sua chamada ser de vídeo ou telefone, faça-a em um ambiente silencioso e profissional, de preferência em uma sala sozinho.

Foto: Pinterest

Um plano de fundo desordenado pode distrair seu público, sem mencionar a idéia errada de suas habilidades organizacionais. Além disso, libere a área de itens pessoais – não é necessário compartilhar muita informação. Um plano de fundo em branco ou neutro é o melhor, com uma área de trabalho bem organizada. 

Certifique-se de informar mais alguém em casa sobre a reunião; você não quer ser interrompido por uma explosão repentina de música ou por alguém que grita seu nome. Alimente e passeie com o cachorro com antecedência e ligue para uma babá (ou um vizinho) se tiver filhos pequenos.

3. Pratique primeiro

Suas primeiras videochamadas tendem a parecer estranhas à medida que você descobre o que fazer com as mãos ou com que intensidade falar. Mas é fácil resolver esses problemas antes da renião.

Foto: Pinterest

Faça uma entrevista com um amigo e grave-a para que você tenha uma ideia precisa de como se encontra em vídeo. Analise seu vídeo (você pode praticar usando um serviço gratuito como o Skype) e repita o processo até se sentir satisfeito com o resultado.

4. Não esqueça de sorrir!

Em uma entrevista pessoalmente, você naturalmente iria sorrir ao chegar e tenta manter uma expressão facial agradável durante todo o período.

Foto: Pinterest

É mais difícil fazer isso com uma entrevista remota. Na falta de uma pessoa ‘viva’ na sua frente e desviada por pensamentos de equipamentos ou câmeras, é menos provável que você sorria. Se for esse o caso, você pode parecer que está olhando com os olhos arregalados para a câmera.

Claro, é difícil sorrir sentado sozinho em uma sala. Pouco antes da ligação, relaxe sorrindo diante de um espelho ou ligue para um amigo que nunca deixa de fazer você rir. Se necessário, pendure uma foto boba ou um post-it na parede (fora do alcance da câmera) para lembrá-lo de manter-se otimista.

5. Fique presente

Já ouviu falar de escuta ativa? Especialmente com uma entrevista por telefone, é importante fornecer pistas periódicas aos outros que você ainda está lá. Afinal, você gosta de falar em silêncio?

Foto: Pinterest

Especialistas sugerem a interferência de sons de escuta (“hm” ou “sim”) enquanto os entrevistadores falam. Além de tornar sua conversa mais agradável, também assegura à outra parte que a tecnologia está funcionando corretamente e que você ainda está ouvindo.

E mesmo que as pessoas não possam vê-lo, nunca mexa no seu computador durante uma chamada. Nada pior como o toque de um teclado em segundo plano. 

6. Vá em frente e tenha uma colinha

Uma vantagem de uma entrevista por vídeo ou telefone é que você não precisa se lembrar de tudo o que deseja mencionar.

Foto: Pinterest

Você pode ter anotações à sua frente, sem que seu entrevistador saiba. Coloque seu currículo na sua frente, notícias sobre a empresa, perguntas que você deseja fazer e possíveis pontos de discussão.

É claro que você não deseja ler a página literalmente, portanto, verifique se você está familiarizado com o material e mantenha suas anotações em um formato facilmente digitalizável para obter rapidamente o que você precisa.

7. Resolva problemas técnicos com antecedência

Quando você conta com equipamento de vídeo ou telefone, há uma boa chance de ocorrer uma falha técnica: uma conexão fraca, interferência ou ruídos.

Horas antes da entrevista faça um teste com a sua conexão e verifique se tudo está funcionando perfeitamente. Evite que a sua entrevista seja interrompida por problemas que podem ser até simples de resolver quando identificados com antecedência.

Anúncios

Amante do universo da moda, beleza e lifestyle!

%d blogueiros gostam disto: