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Dicas para uma quarentena saudável

Comer uma dieta equilibrada, permanecer ativo e planejar uma rotina, são as chaves para cuidar do corpo e da mente durante a crise do coronavírus. Após várias semanas de confinamento, tudo deve ser feito para evitar prejuízos físicos e psicológicos. 

Foto: Pinterest

Nossa rotina mudou completamente da noite para o dia, mas não devemos esquecer dos bons hábitos, porque agora, mais do que nunca, é importante cuidar de si mesmo e permanecer ativo, sempre seguindo as recomendações de saúde dos órgãos oficiais.

Uma dieta equilibrada

Os especialistas recomendam seguir uma dieta equilibrada, na qual as cinco refeições por dia devem ser respeitadas e onde não faltam frutas e vegetais. Eles também enfatizam a importância em evitar produtos processados ​​com adição de açúcares e gorduras.

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Outro item importante que não deve faltar na dieta é a água e é recomendo evitar bebidas açucaradas e energéticas. Além disso, eles lembram que é importante permanecer ativo durante esses dias e, assim, manter-se em boa forma física.

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Muita atenção com a mente

A declaração do estado de pandemia e o decreto de confinamento significaram uma mudança radical na vida cotidiana de milhões de pessoas, mas nem todos são afetados da mesma maneira. O impacto emocional é diferente dependendo da situação pessoal de cada um dos cidadãos e, assim como existem aqueles que sofrem de ansiedade ou depressão quando moram sozinhos, outros podem sofrer devido à situação oposta, devido ao fato de viverem mais horas do que o habitual com vários membros da família.

É normal sentir emoções como medo, tristeza, raiva ou sentimentos de vulnerabilidade e falta de controle. É importante poder relativizar a situação e lembrar que é um produto das circunstâncias. Além disso, devemos estar cientes de que essas emoções podem mudar ao longo dos dias e semanas, pois é comum passar por altos e baixos emocionais.

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Portanto, é importante aprender a reconhecer emoções para ter perspectiva e fugir delas. E, para gerenciar melhor essas emoções, é aconselhável externá-las e compartilhá-las com pessoas de confiança . Portanto, é muito importante manter contato social com a família, amigos ou colegas. Dessa forma, o sentimento de pertencer a um grupo permanece ativo e é possível trabalhar melhor as emoções, porque se descobre que é algo comum e compartilhado. Uma ligação, uma mensagem ou uma vídeo chamada pode ajudar a manter o contato social.

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